Após a primeira catástrofe de um caça F-35B, que levou à suspensão dos voos desses aviões, e o pouso de emergência de um F-22, o pouso de emergência do B-2 "finalizou" a lista dos aviões dos EUA que sofreram um problema técnico durante os últimos 30 dias.
The B-2 Stealth bomber that made an emergency landing at the Colorado Springs Airport overnight is still parked at the airport. It was flying back to its home base at Whiteman AFB when it requested to land at Peterson AFB for an unknown issue. pic.twitter.com/0uTqvWQux1
— Petkash Photog KKTV (@mpetkash) 23 de outubro de 2018
Segundo as autoridades, o pouso foi bem-sucedido e os dois pilotos saíram ilesos:
"Nossos pilotos são extremamente qualificados e treinados para responder a uma variedade de situações de emergência que podem ocorrer em um dos aviões mais avançados do mundo. Mostraram isso perfeitamente", afirmou o general de brigada John J. Nichols, citado pelo portal Military.
Durante o voo, o avião não transportava armas. A causa do pouso de emergência ainda está sob investigação.
A mídia também informou que não é o primeiro problema que surge com um bombardeiro estratégico, e lembra a decisão de suspender os voos dos bombardeiros B-1B Lancer em junho devido a preocupações geradas por seu sistema de ejeção dos pilotos.