Por que Pentágono sempre se queixa de falta de dinheiro, tendo maior orçamento do mundo?

© AP PhotoVista aérea do prédio pentagonal de cinco lados, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Arlington, Virgínia.
Vista aérea do prédio pentagonal de cinco lados, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em Arlington, Virgínia. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Recentemente, o Departamento de Defesa dos EUA acabou de se encontrar no epicentro de mais um escândalo – segundo relatou a mídia, a Força Aérea do país gastou quase um terço de milhão de dólares com a compra de 400 canecas de café. Um especialista comenta à Sputnik com que outras finalidades inéditas se gasta o orçamento do Pentágono.

De acordo com a edição USA Today, que cita uma carta da secretária da Força Aérea, Heather Wilson, ao senador Chuck Grassley, no período entre 2016 e 2018 os militares estadunidenses gastaram 326.785 dólares com a compra de canecas especiais capazes de aquecer o café nos aviões. Comunica-se que ao longo de três anos foram compradas 391 canecas desse tipo, cujo preço médio é igual a cerca de 835 dólares (mais de 3 mil reais).

Pentágono, EUA (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil
Quanto tempo é necessário para hackear todo o sistema de armamentos do Pentágono?
Um representante da base aérea Travis, na Califórnia, por exemplo, explicou que o preço alto são peculiaridades na construção de aviões — ou seja, os militares são obrigados a comprar canecas antigas, que já foram descartadas da produção, porque os aviões antigos não estão adaptados a novas canecas.

Já o senador observou que tal desperdício é inadmissível e que nessa questão se pode recorrer à ajuda de impressoras 3D, capazes de imprimir essas canecas por apenas meio dólar.

Mais cedo neste ano, a imprensa comunicou que a Força Aérea dos EUA teria comprado tampas de vasos para aviões militares pelo preço de 10 mil dólares (quase 37 mil reais) por unidade.

Em uma conversa com o serviço russo da Rádio Sputnik, o americanista Dmitry Mikheev lembrou que o problema de desperdício nas Forças Armadas dos EUA não é nenhuma novidade.

"Tais escândalos acontecem regularmente nos EUA. Por um lado, o orçamento militar dos EUA é fantástico em termos de volume, mas por outro, esse orçamento é ordenhado nas muitas etapas de terceirização, quando somas enormes vão para intermediários. Em resultado, se cria um paradoxo", opinou.

O paradoxo se consiste em que, diz o especialista, Washington gasta com necessidades militares mais dinheiro que todos os 10 países que a seguem na lista. Entretanto, cada ano se revela que esse dinheiro não basta para os novos projetos.

Caça F-35 sendo reabastecido na Base Aérea de Eglin, na Flórida - Sputnik Brasil
Pentágono suspende operações de todos caças F-35 após acidente
"O motivo consiste inclusive em que uma parte considerável do orçamento militar dos EUA 'se esfuma'. Claro que há outras razões — não nos esqueçamos de que eles ainda têm cerca de 800 bases militares por todo o mundo, onde o dinheiro também vai para fins pouco claros. Em geral, é um tema muito interessante precisamente hoje, porque agora os EUA tentam envolver todo o mundo, inclusive nós, em uma nova corrida armamentista, enquanto eles próprios têm problemas com os recursos financeiros, por mais paradoxal que isto soe", resumiu.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала