Confira FOTOS de enterros humanos de 3.000 anos descobertos no Peru

© AP Photo / Nariman El-MoftyCrânios humanos
Crânios humanos - Sputnik Brasil
Nos siga no
Duas ossadas de 3.000 anos foram descobertas na área arqueológica de Marcavalle, nos arredores da cidade peruana de Cusco, informou a mídia local.

"Essas descobertas correspondem à época formativa, ou seja, aproximadamente 1.000 anos antes de Cristo, o que confirma que Marcavalle tem primeiros enterros humanos registrados no vale de Cusco, sendo seu primeiro assentamento", afirmou a arqueóloga Luz Marina Monroy, responsável pela exploração, publicou o jornal Peru 21.

​Monroy detalhou que o primeiro enterro pertencia a uma pessoa de menos de 20 anos, que foi rodeada por uma estrutura de pedras e cuja ossada foi achada flexionada. No crânio deformado, uma placa circular de ouro foi encontrada para, possivelmente, fins decorativos.

A segunda sepultura é de um rapaz mais jovem, cuja ossada estava em posição lateral estendida e rodeada por objetos artesanais, feitos principalmente de obsidiana — rocha vulcânica preta.

​Perto das covas, arqueólogos da Direção Desconcentrada da Cultura de Cusco descobriram enterros de lhamas, que eram sacrificadas como oferenda, bem como fragmentos de cerâmica, instrumentos de osso e peças metálicas para fins domésticos.

As escavações arqueológicas em Marcavalle são realizadas em coordenação com a Corte Superior da Justiça de Cusco, porque a área se encontra na mesma zona onde funciona o Centro Juvenil Marcavalle que mantém detenção de infratores menores de idade entre 12 e 17 anos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала