O coronel Vasily Kleschenko, subchefe do 344º Centro de Aviação para testes de tropas e método de voo, disse aos jornalistas que a aeronave é um sucesso.
O contrato para o fornecimento de helicópteros para o grupo Ártico foi assinado com o Ministério da Defesa da Rússia em fevereiro de 2016.
As principais melhorias do helicóptero em comparação com a versão básica são o excelente isolamento térmico, a inclusão do mais recente equipamento de voo, de navegação e de radiocomunicação (incluindo o sistema de navegação inercial que opera na ausência de sinais de satélite), um conjunto exclusivo patenteado de aquecimento do motor e transmissão para enfrentar temperaturas de —40°C e inferiores, o que torna possível o lançamento operacional dos motores do helicóptero, assim como a presença de uma porta de correr mais larga à esquerda.
O Mi-8AMTSH-VA é adaptado para voos de longas distâncias: no helicóptero podem ser instalados até quatro tanques de combustível adicionais. Durante o voo de teste com tanques de combustível adicionais, a aeronave voou mais de 1.400 quilômetros sem reabastecimento.
O 344º Centro de Aviação, designado para treinamento de combate, foi estabelecido em 30 de junho de 1979. Durante esse tempo, todos os tipos e modificações de helicópteros que estão em serviço são efetuados nele. Os pilotos de teste do centro "avaliam" novas aeronaves que entram nas tropas, comprovam propriedades e criam manuais e diretrizes para os pilotos das unidades de combate.