Na sexta-feira, o Exército dos EUA testou com sucesso o seu sistema de defesa antimíssil Aegis e interceptou um míssil balístico de médio alcance, comunicou a Agência de Defesa contra Mísseis, que integra o Departamento de Defesa dos EUA.
"Foi uma conquista excelente e um marco importante", afirmou o tenente-general e diretor da agência, Sam Greaves.
De acordo com o comunicado da agência, o míssil SM-3 Block IIA, lançado do destróier USS John Finn, no oceano Pacífico, conseguiu destruir o alvo, disparado da base naval Pacific Missile Range Facility, localizada em Kauai, no Havaí.
No entanto, o comunicado indica que o sistema continuará sendo testado. Nesse contexto, um funcionário norte-americano que preferiu ficar anônimo revelou à agência Reuters que, nos próximos meses, Washington também planeja realizar um teste de interceptação de mísseis de médio alcance.
É o segundo teste bem sucedido do sistema que os Estados Unidos pretendem converter em uma parte fundamental de seu escudo de defesa contra mísseis balísticos. No entanto, durante o ano, o Exército dos EUA já sofreu duas falhas nas tentativas de interceptação ao usar o SM-3 Block IIA.
O sistema Aegis foi desenvolvido pelos EUA em cooperação com especialistas japoneses.