De acordo com as fontes, os respectivos acordos serão assinados durante a 16ª comissão intergovernamental sobre economia, comércio e cooperação técnico-científica, a ser realizada em Havana nos dias 29 e 30 de outubro. No entanto, nem a Rússia nem Cuba confirmaram os relatos.
"Essa soma será revertida diretamente para a cooperação técnico-militar. Junto com este acordo, um conjunto de documentos econômicos gerais e acordos iniciados pelo ministério das Finanças da Rússia serão assinados, mas com outros valores", observou uma fonte familiarizada com as negociações.
O jornal informou que Havana também planejava comprar equipamentos industriais sob contratos separados. Além disso, a cooperação também pode resultar em um projeto conjunto para produção de armamentos leves.
O contrato de empréstimo anterior entre a Rússia e Cuba na referida esfera foi concluído em 2009 e posteriormente foi prorrogado por duas vezes, em 2010 e 2011. Em 2017, Havana se dirigiu formalmente à Rússia solicitando a modernização do equipamento operacional do país.