Segundo o serviço de monitoramento Plane Radar, o avião, registrado com o número 168438, sobrevoou a península da Crimeia e a região de Krasnodar. Perto da cidade de Sevastopol, o avião se aproximou da costa a uma distância de apenas 35 quilometros.
17:55 мск.
— PlaneRadar (@ua4wiy_) 28 de outubro de 2018
Патрульный противолодочный самолёт, Boeing P-8A Poseidon, ВМС США (LA-438), с бортовым номером 168438, производит разведывательный полёт вдоль черноморского побережья России🇷🇺 #USNAVY #Poseidon #P8A #BlackSea #Crimea pic.twitter.com/wHwukwDUud
No domingo (28) um drone da Força Aérea dos EUA Global Hawk que partira da base aérea da OTAN de Sigonella, situada na Sicília, realizou uma operação de vigilância sobre o mesmo território, além de sobrevoar a área ao longo da linha de frente em Donbass.
Nos últimos meses, os voos dos aviões de reconhecimento estrangeiros perto das fronteiras russas se têm tornado mais frequentes.
O Ministério da Defesa da Rússia pediu reiteradamente a Washington para evitar operações desse tipo ao longo das fronteiras russas, porém, o Pentágono continua recusando o pedido russo.