A imagem foi tirada nas águas do mar Vermelho, perto da costa do Egito durante um passeio subaquático. Provavelmente o animal teria recebido o "colar" – que poderia ser parte de um equipamento de mergulho – há muitos anos, quando era menor. Mas esse tubarão continuou crescendo e o anel começou a apertar seu corpo causando ferimentos terríveis.
Le photographe Jacek Dybowski a pris en photo dans la mer Rouge, en Égypte, un requin avec une bande de #plastique autour du corps lui découpant la chair.https://t.co/1gYwzuwruf
— Kill the plastic (@kill_th_plastic) 28 de outubro de 2018
Segundo Dybowski, "foi doloroso" ver esse pobre animal. "O sentimento foi devastador. Este plástico amarelo está cortando o corpo do tubarão muito profundamente, o que deve causar uma dor insuportável", escreveu o fotógrafo.
A foto mostra mais uma vez que a poluição do oceano com resíduos domésticos e comerciais plásticos ameaça a vida marinha. De acordo com dados da ONU Meio Ambiente, se os ritmos atuais de poluição não mudarem, em 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos.