"Dois bombardeiros estratégicos Tu-160 estão realizando um voo rotineiro sobre águas neutras dos mares de Barents e da Noruega", diz um comunicado da entidade russa.
Segundo o ministério, o voo durará cerca de 10 horas. Depois da missão, os aviões da Força Aeroespacial russa aterrissarão no seu aeródromo base.
O comunicado sublinha que aviação de longa distância russa regularmente efetua voos sobre águas neutras do Ártico, Atlântico Norte, mares Negro e Cáspio, bem como sobre o oceano Pacífico.
Destaca-se também que todos os voos da Força Aeroespacial russa são realizados em conformidade com as regras internacionais de espaço aéreo, sem violações de fronteiras.
De 25 de outubro a 7 de novembro, na Noruega e nas áreas circundantes do Atlântico Norte e no mar Báltico está decorrendo a fase ativa dos exercícios Trident Juncture 2018 da OTAN, uns dos maiores desde a época da Guerra Fria. As manobras envolvem cerca de 50 mil soldados, 250 aeronaves e 65 embarcações de 31 países. Alguns analistas acreditam que o principal objetivo das manobras seja enviar um sinal à Rússia.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, declarou que as manobras são transparentes e têm fins defensivos.