Donald Trump atacou detratores do Partido Democrata que o criticam por planejar mudanças na chamada "cidadania da primogenitura". Democratas defendem que a concessão automática de cidadania americana é protegida pela 14ª Emenda Constitucional. O texto, ratificado em 1868, diz que "todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos, e sujeitas a sua jurisdição, são cidadãos dos Estados Unidos e do Estado onde tiverem residência".
Trump, porém, tweetou que a prática de concessão automática "terminaria de um jeito ou de outro", argumentando que ela não é realmente coberta pela 14ª Emenda da Constituição dos EUA.
So-called Birthright Citizenship, which costs our Country billions of dollars and is very unfair to our citizens, will be ended one way or the other. It is not covered by the 14th Amendment because of the words “subject to the jurisdiction thereof.” Many legal scholars agree…..
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 31 октября 2018 г.
De acordo com o presidente, o termo "sujeito à jurisdição do mesmo" na seção um da emenda "indica a falta de valor para a cidadania primitiva. "Muitos juristas concordam", escreveu Trump.