As sanções contra o Irã serão reestabelecidas na segunda-feira (5). Pelos termos estabelecido pelos EUA, empresas e países que negociem com Teerã em qualquer nível estariam sujeitos a sanções americanas. Contudo, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin anunciaram hoje que oito países serão excluídos da regra.
De acordo com os secretários, dos oito, seis países receberam prazo maior para cortar importação a zero, enquanto dois países receberam isenções, pois já cortaram importação de petróleo iraniano. A lista de quem conseguiu a isenção não foi divulgada, mas Pompeo já anunciou que a União Europeia não receberá o benefício.
Na tarde de ontem, o jornal Economic Times adiantou que a Índia deve ser beneficiada pela "carta branca" dos EUA. O Irã é o segundo maior fornecedor de petróleo para Nova Déli, atrás apenas do Iraque. Os indianos, porém, também expressaram a prontidão do país em importar mais petróleo dos próprios Estados Unidos se Washington oferecer condições competitivas.