A família de Kim Jong-un tem um historial de diabetes e pressão arterial alta, mas a saúde do líder norte-coreano está em um estado relativamente bom. Isto é confirmado por vários deputados sul-coreanos após serem informados pelos serviços secretos de Seul.
O Serviço da Inteligência Nacional da Coreia do Sul usa um método de análise de vídeos 3D, desenvolvido para monitorar as alterações corporais de Kim Jong-un, comunicou um representante da entidade ao Comité Parlamentar para Assuntos de Inteligência nesta semana, segundo o diário sul-coreano The Korea Herald.
Esse serviço está analisando também uma amostra de solo recolhida perto do polígono nuclear de Punggye-ri que a Coreia do Norte desmantelou em presença de periodistas internacionais em maio passado.
"O Serviço da Inteligência Nacional da Coreia do Sul pediu a especialistas estrangeiros para examinarem a amostra de solo que foi recolhida diretamente depois que a Coreia do Norte acabou os testes nucleares em 24 de maio", comentou o legislador.
O polígono foi destruído conforme o compromisso de Pyongyang de prosseguir a desnuclearização da península coreana confirmado na cúpula intercoreana em abril passado. O ato facilitou também o encontro dos líderes norte-coreano e norte-americano em junho, onde eles assinaram um acordo conjunto, se comprometendo a trabalhar para alcançar a desnuclearização completa da península.