As informações foram recentemente divulgadas pelo chefe do Departamento de Informações da Frota do Mar Negro, capitão Aleksei Rulev.
Hoje, o navio saiu do porto de Sevastopol (Crimeia) e dirigiu-se para os Estreitos Turcos (dois estreitos no noroeste da Turquia que ligam o mar de Mármara ao braço egeu do mar Mediterrâneo, de um lado, e ao mar Negro, de outro).
De acordo com o capitão do navio russo, no decurso dos preparativos para a missão, a tripulação participou de vários treinamentos: praticou passagem e manobras em áreas de navegação intensa, efetuou tiros de artilharia contra alvos marítimos e aéreos e simulou a destruição de um alvo inimigo usando mísseis Kalibr-NK.
Para o combate de proximidade, a Admiral Makarov está equipada de um sistema de artilharia AK-190 com alcance de 21 km. Em combate antissubmarino, pode usar o lança-foguetes RBU-6000, bem como quatro lança-torpedos de 533 mm de calibre. Já para combater alvos aéreos, a fragata está equipada com o sistema de mísseis Shtil-1, com um alcance de até 50 km. Caso um avião ou míssil de cruzeiro se aproxime demasiado, a tripulação pode recorrer a dois sistemas antiaéreos AK-630M.