Durante entrevista à Sputnik Internacional, Daniel Lacalle, economista-chefe da empresa especializada em gestão de ativos Tressis Gestion, debateu sobre o assunto.
Segundo Lacalle, resultados positivos serão vistos como desafiadores para os investidores, principalmente perante novas rodadas de cortes de impostos.
"Acho que faz sentido que alguns digam que, talvez porque a economia está começando a ficar superaquecida de certo modo ou, ao menos, após o estímulo dos cortes de impostos no fim do ano, então ela se torna um pouco menos atraente", diz o economista.
Ele ainda expressa a opinião de que, após as eleições de meio de mandato norte-americanas, é possível que ocorra o aumenta da taxa pela Reserva Federal, e isso "provavelmente causará um pouco de turbulência nos mercados, somado ao fato de que, em geral, as valorizações são elevadas".
"A razão pela qual algumas pessoas acreditam que um impasse é positivo para o mercado é porque ele tende a fazer com que o presidente seja menos ideológico ou menos agressivo sobre as políticas implementadas", ressaltou.
Lacalle considera que é pouco provável que os democratas no Congresso interrompam a nova proposta de Trump sobre cortes de impostos para o país, mas que talvez isso seja viável através de uma ordem executiva do presidente, ou seja, passando por cima das ordens do Congresso.
Já em relação aos recentes boatos sobre o Partido Democrata lançar uma investigação contra o governo Trump, o especialista recorda que os mercados tendem a reagir negativamente, e isso já foi comprovado por casos de impeachments anteriores.
"A razão pela qual o mercado está reagindo positivamente hoje, é porque a probabilidade é percebida como muito baixa", conclui.