No decorrer da conferência de imprensa depois das eleições nos EUA, Donald Trump lembrou o encontro bem-sucedido com o presidente russo, Vladimir Putin, em Helsinque neste verão, acrescentando que "muitos temas foram discutidos — sobre a Síria, a segurança, a Ucrânia […] sobre o fato de o presidente Obama ter permitido que uma parte muito grande da Ucrânia fosse tomada [pela Rússia]".
O jornalista assinalou que "foi o presidente Putin que anexou a Crimeia". Mas Trump respondeu que "foi o regime do presidente Obama. Foi o presidente Obama que permitiu que isso acontecesse", disse ele.
A Crimeia se reunificou com a Rússia em 2014 depois de um referendo no qual mais de 96% dos residentes votaram pela reunificação. No entanto, Kiev ainda considera a península como território ucraniano, o Ocidente não deixa criticar Moscou e impor sanções por causa da "anexação" da Crimeia.
As autoridades russas ressaltaram inúmeras vezes que a reunificação ocorreu de forma legal, de acordo com as leis internacionais.