O mais surpreendente é que Hitler permaneceu simpático perante a menina mesmo após saber sua origem.
"A querida e considerada Rosa Nienau, Adolf Hitler, Munique. 16 de junho de 1933", diz a foto assinada pelo próprio líder nazista.
Rare signed photo of Hitler embracing Jewish girl Rosa Nienau to be sold at auction pic.twitter.com/nfw8vQsr3M
— Thommas (@jlevi53) 9 de novembro de 2018
A imagem foi tirada em Berchtesgaden, onde a menina foi apresentada a Hitler, já que ambos tinham o aniversário no mesmo dia.
"O interessante desta peça é que Rosa, segundo os padrões alemães, era considerada judia. E o que é particularmente interessante é que Hitler, que sentia muito carinho pela menina, continuou sua relação com ela mesmo depois de saber que era judia", comentou Bill Panagopulos, o leiloeiro da casa de leilões Alexander Historical Auctions, onde em 13 de novembro a foto será posta à venda.
Segundo o especialista, este documento único mostra o lado "humano" de Hitler, representando algo absolutamente oposto "ao que o mundo acredita que ele foi".
Organizador do Holocausto, Hitler ganhou má fama por ser o principal antissemita de seu tempo. Porém, para a menina de sete anos o ditador nazista era simplesmente o "tio Hitler". Ela tricotava meias para ele como presente de Natal e trocava cartas com seu assessor, escreve o RT.
Hitler continuou sua amizade com Rosa, mencionada pela mídia nazista como "filha do Fuhrer", até 1938, quando à família da menina foi ordenado que terminasse os contatos com membros superiores do partido, incluindo Hitler.
Nienau morreu cinco anos depois, em plena Segunda Guerra Mundial, devido a poliomielite aos 17 anos da idade.
Ao mesmo tempo, Panagopulos destacou que "não se sabe exatamente se tudo isso foi feito com fins de propaganda ou se Hitler realmente sentia carinho pela menina".
O preço estimado da fotografia no leilão é de 8.000 dólares (R$ 29,87 mil).