Segundo afirmou o especialista Igor Korotchenko ao canal de televisão russo Zvezda, as tecnologias militares russas na área de defesa antiaérea são mais avançadas do que as que possuem hoje os Estados Unidos.
Em particular, ele destacou que o sistema de mísseis antiaéreos S-400 excede em todos os aspetos seu análogo norte-americano mais próximo, o Patriot PAC-3.
"Estamos definitivamente à frente dos EUA no desenvolvimento de sistemas de defesa antiaérea e antimíssil, o S-400 supera o Patriot PAC-3 norte-americano em todos os aspetos", sublinhou.
Além disso, o analista observou que a Rússia tem mais desenvolvimentos nessa área.
"Temos o S-500 pela frente, e há vários outros sistemas de armas dos quais ainda é cedo para falar, mas no campo da defesa antiaérea e antimíssil somos [a Rússia] o líder mundial absoluto", enfatizou o especialista.
Espera-se que as características do S-500 sejam significativamente melhores do que as do moderno sistema russo em serviço, o S-400 Triumph, e seu análogo estadunidense, o Patriot Advanced Capability-3.
Enquanto isso, as autoridades russas reiteraram em numerosas ocasiões que as novas armas da Rússia não ameaçam os países que não têm planos de atacá-la e a doutrina militar do país tem um caráter exclusivamente defensivo.