Tal ponto de vista foi expresso pela deputada da Suprema Rada (parlamento ucraniano) Natalia Korolevskaya ao canal de televisão NewsOne.
"Acredito que atualmente o futuro presidente da Ucrânia tem que cumprir uma única tarefa — devolver a paz ao país e, depois disso, ele pode sair se quiser […] Esse colapso vai continuar no futuro", reclamou a parlamentar.
Ela acrescentou que os políticos ucranianos só defendem a paz no país nas palavras, mas não tomam nenhuma atitude real para atingi-la.
"Todos os políticos atuais gritam, depois de terem lido sociólogos, que defendem a paz", mas ninguém apresenta um plano real sobre como alcançá-la. E ninguém quer assumir a responsabilidade pelo retorno da paz", concluiu a deputada.
A questão de resolver a situação em Donbass está sendo discutida, inclusive durante as reuniões do grupo de contato em Minsk que, desde setembro de 2014, já adotou três documentos que regulam as medidas para atenuar o conflito. No entanto, mesmo após os acordos sobre tréguas, os tiroteios continuam.