"O Ministério das Relações Exteriores ajudará um importante grupo de chilenos que precisa retornar da venezuela. Devido a sérias dificuldades que eles enfrentarm para viver lá, eles querem retornar para o nosso país e nós ajudaremos eles a retornarem ao Chile", afirmou Ampuero. Ele ainda acrescentou o voo oficial será realizado entre a terceira e quarta semana de novembro.
"A situação na Venezuela é, sem dúvida, especial. A séria crise humanitária motivou pedidos de chilenos que querem voltar. Nós estimamos que o primeiro voo com chilenos viajando de volta deva acomodar metade desse grupo", disse Ampuero.
A Venezuela enfrenta uma crise política e econômica impulsionada pela queda dos preços do petróleo e a consequente diminuição da arrecação estatal.
Inflação galopante e escassez de produtos motivaram protestos de massa na Venezuela, ao mesmo tempo que cidadãos venezuelanos estão fugindo do país.
De acordo com a ONU, o fluxo de imigrantes da venezuelanos aumentou em mais de 10 vezes nos últimos anos, subindo de 89 mil, em 2015, para 900 mil, em 2017.