Segundo o portal Live Science, os pequenos guerreiros representam soldados de cavalaria, infantaria e carruagens em uma formação quadrangular, têm entre 20 e 30 centímetros de tamanho e foram encontrados em uma tumba de 2.100 anos.
Photos: Mini Terracotta Army Hidden in China Pit https://t.co/g7w3hE64EM pic.twitter.com/FfviLpAcbY
— Live Science (@LiveScienceMag) 13 de novembro de 2018
As pequenas esculturas, que também representam músicos e um teatro, incluem quatro torres de vigilância de 1,40 m. O local da escavação havia sido descoberto em 2007 e os primeiros sinais das estatuetas foram revelados em uma publicação chinesa em 2016.
Baseado nas informações encontradas, além da data, localização e tamanho da tumba, a aposta dos profissionais é que o exército de estatuetas tenha sido construído para Liu Hong, príncipe da antiga província de Qi, filho do imperador Wu, cujo reino foi de 141 até 87 a.C.
Os arqueólogos afirmaram que as figuras teriam sido construídas um século depois que as estátuas em tamanho real foram produzidas. Além disso, refere-se que no local foram encontradas aproximadamente 300 figuras de guerreiros.
Os guerreiros de terracota que representam um exército em tamanho real pertencem ao ano 210 a.C. e são o único exemplo de estátuas desse tamanho construídos por uma dinastia na China.