A Rússia está elaborando um novo supercomputador para projetar armas nacionais avançadas, disse Olga Sokolova, diretora-geral do Instituto de Pesquisa e Produção Científica Molniya, que faz parte do consórcio Kalashnikov.
O principal objetivo do projeto é passar a realizar todo o ciclo de desenvolvimento e produção com ajuda de maquinaria e equipamentos nacionais.
Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista em segurança informática e professor universitário, Vitaly Vekhov, expressou a sua opinião quanto ao que servirá de base ao novo supercomputador.
"Hoje em dia, o complexo militar-industrial desenvolve sistemas de armas especializadas e sistemas perspectivos usando o supercomputador Elbrus, na base do qual será elaborado o novo. Provavelmente, o novo sistema operacional, que incluirá tudo o que de melhor tem o Elbrus, e o novo produto de programação que existe nesta área também estarão na base do novo computador — ele não será criado a partir do nada, como já constatamos", declarou Vekhov.
De acordo com o especialista, o volume de informação está crescendo permanentemente, por isso o complexo militar-industrial está interessado nesta tecnologia e, correspondentemente, participará em seu financiamento.
Espera-se que a Rússia garanta sua segurança cibernética e não dependa de fornecedores de supercomputadores estrangeiros, destacou o especialista, dando sua avaliação positiva sobre a ideia.