A X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para atender ao pedido da NASA de desenvolver uma aeronave capaz de atingir velocidades supersônicas sem produzir o estrondo ensurdecedor que ocorre quando ultrapassa a barreira do som, informou o canal CNBC.
Ela é projetada para voar a cerca de 17 quilômetros de altitude e atingir a velocidade de 1.500 quilômetros por hora.
A Lockheed Martin e a NASA querem acelerar o desenvolvimento da tecnologia através da redução do ruído e, assim, contornar as regulamentações.
"O design alongado e fino da aeronave é a chave para alcançar a redução do estrondo. Ao entrarmos na fase de fabricação, a estrutura da aeronave começa a tomar forma, levando-nos mais perto de possibilitar viagens supersônicas de passageiros em todo o mundo", disse Peter Iosifidis, gerente do programa Low Boom Flight Demonstrator (Demonstrador de Voo de Baixo Estrondo, em português) da Lockheed Martin.
O primeiro voo do X-59 está programado para 2021 com o objetivo principal de coletar dados sobre a aceitabilidade do nível de ruído gerado pela aeronave, o que ajudará a NASA a estabelecer um padrão de ruído supersônico comercial aceitável para uma possível mudança dos regulamentos.