O porta-voz do presidente turco, Ibrahim Kalin, acredita que a Turquia esteja sendo atacada injustamente por ter decidido adquirir sistema S-400, enfatizando que o país manteve diversas conversas com aliados ocidentais, porém, sem resultado.
Essa atitude dos países ocidentais teria feito com que a Turquia iniciasse conversações com outros países. Sendo assim, o país começou a negociar com a Rússia, que acabou fazendo a melhor oferta. O primeiro lote dos S-400 será entregue até o final de 2019 e, a partir daí, será iniciada a produção conjunta do sistema, afirmou Kalin.
Kalin ressaltou que a Turquia poderia comprar o sistema US 3PK Patriot americano, entretanto, o país analisou as condições da oferta, considerando tanto a previsão de entrega, quanto a possibilidade de produzir o sistema em conjunto.
Ancara e Moscou assinaram um contrato de fornecimento de quatro divisões do sistema de mísseis antiaéreos S-400 em dezembro de 2017. As partes também acordaram a cooperação tecnológica no campo do desenvolvimento da produção deste sistema na Turquia.
O contrato assinado entre Moscou e Ancara prevê a entrega de quatro regimentos de S-400, totalizando um valor aproximado de US$ 2,5 bilhões (R$ 9,5 bilhões), sendo que 55% do valor correspondem ao empréstimo russo.