O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação até o dia 7 de dezembro do prazo para os médicos com registro no Brasil se inscreverem no Mais Médicos. A instabilidade do site do programa, provocada por suspostos ataques cibernéticos desde o primeiro dia de inscrição, motivaram a medida.
"Com esta medida, vamos suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível. Por isso, vamos possibilitar que o médico que quiser, se apresente ao posto de trabalho imediatamente e já atender esta parcela da população", declarou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
O edital foi publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira. No total, 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) foram oferecidas pelo governo. Essas vagas eram ocupadas por médicos cubanos.
"Sobre a instabilidade do site, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) está trabalhando para aprimorar o sistema de inscrições. O setor já identificou a maior parcela dos robôs e máquinas programadas que estão promovendo os ataques à página do Mais Médicos", informou o ministério.
O governo federal publicou o edital em caráter de urgência para garantir presença de médicos nos locais ocupados por profissionais cubanos, já que o país Caribenho saiu do programa Mais Médicos.
Os profissionais podem se inscrever por meio do site maismedicos.gov.br.