Ontem, o titular da pasta russo visitou Lisboa depois de passar pela Itália. Na capital italiana ele se encontrou com seu homólogo e premiê do país e participou dos chamados "Diálogos do Mediterrâneo". Na capital lusa, se reuniu primeiro com o chanceler português Augusto Santos Silva e, à tarde, foi recebido em audiência pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
"As partes se manifestaram a favor do aprofundamento ulterior do diálogo político, o que foi estabelecido pelo Memorando Conjunto de Entendimento entre os ministérios dos dois países em relação às consultas políticas, assinado em resultado das conversações", informa o ministério.
Para além disso, a entidade diplomática russa informou que os titulares da pasta haviam discutido a situação atual nas relações bilaterais luso-russas, traçaram caminhos para uma maior cooperação em várias áreas, inclusive em órgãos multilaterais.
"Na discussão da agenda internacional, uma atenção especial foi dada à cooperação em plataformas multilaterais, em primeiro lugar na ONU e na OSCE, às questões de maior segurança europeia e atuais relações russas com a União Europeia e a OTAN", diz-se no comunicado.
O ministério acrescentou que Sergei Lavrov e Augusto Santos Silva trocaram opiniões sobre o conflito ucraniano, situação na Síria e na Líbia, bem como sobre alguns assuntos relacionados com a situação no continente latino-americano e africano.