De acordo com os autores do jornal The Business Insider, a sua popularidade é primeiramente explicada por sua significativa superioridade técnica em comparação com os sistemas análogos norte-americanos.
Ao falar sobre a popularidade dos sistemas de defesa russos, o jornal indica que nos últimos anos a Rússia firmou contratos para fornecer tais complexos a vários países. Em particular, estão marcadas as entregas dos S-400 para os próximos anos à Arábia Saudita e Turquia.
As autoridades de vários outros países mostraram interesse em comprar esse armamento russo, indicam os autores. Por exemplo, trata-se da Argélia, Bielorrússia e China.
Além disso, o jornal enfatiza que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan expressou vontade de adquirir os sistemas de mísseis S-500 que atualmente estão na fase de desenvolvimento.
Além disso, o S-400 possui um alcance de até 400 km, sendo capaz de atingir alvos a altitudes de até 30 km. Um regimento de S-400 é composto por 16 lançadores múltiplos com quatro mísseis cada um.