Depois de que os cientistas responsáveis por esta missão espacial confirmaram que a sonda aterrissou com êxito e com todos os aparelhos funcionando corretamente, a espaçonave conseguiu tirar e enviar a eles a primeira imagem da paisagem marciana.
My first picture on #Mars! My lens cover isn’t off yet, but I just had to show you a first look at my new home. More status updates:https://t.co/tYcLE3tkkS #MarsLanding pic.twitter.com/G15bJjMYxa
— NASAInSight (@NASAInSight) 26 de novembro de 2018
Minha primeira imagem em Marte! Minha tampa da lente ainda não foi tirada, mas gostaria de mostrar para você a primeira visão da minha nova casa.
Em seguida, a câmera instalada a bordo — no braço robótico — da sonda InSight capturou a segunda fotografia da superfície do Planeta Vermelho. Lá é também possível apreciar a mesma sonda. Segundo indicam especialistas da NASA, nessa foto a lente da câmera continua coberta por uma tampa transparente para evitar que partículas de poeira marciana prejudiquem o aparelho durante pouso.
"InSight pode provar se há ou não água em Marte, onde está e como atingi-la, entre outras informações que podemos conhecer", declarou o administrador do projeto, Jim Bridenstine, durante transmissão ao vivo do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
A agência lançou o módulo de pouso InSight em maio, uma espaçonave robô que analisará o exterior relativamente desconhecido do planeta, expandindo o conhecimento da NASA sobre o planeta e suas condições.
Ao contrário dos robôs anteriores que pousaram em Marte, a sonda InSight permanecerá no mesmo lugar na superfície onde deslocará um sismógrafo para medir os chamados "Marsquakes" — sismos de Marte — uma broca especialmente desenvolvida para penetrar a uma profundidade de 3 a 5 metros.