Segundo a empresa estatal Rostec, o desenvolvimento do novo motor foi concluído com sucesso, juntamente com a Corporação de Motores Unida (UEC) que é especializada na produção de motores para aviação civil e militar.
A modernização do motor inclui uma melhora nas características aprimoradas de desempenho, além disso, os desenvolvedores equiparam o motor com um sistema de controle eletrônico digital moderno e um sistema de controle de feedback como o FADEC.
O FADEC digital dos motores é capaz de adaptar o controle às condições externas, diminuindo significativamente o peso e o volume dos componentes eletrônicos do sistema a cabos, além disso, garante a sincronização dos motores trabalhando na frequência de rotação do turbocompressor. Dessa maneira, ele permite a manutenção de máximo desempenho dos motores com o consumo mínimo de combustível.
Um dos principais fatores observados pelos desenvolvedores russos se trata da segurança que o novo motor oferecerá durante o voo.
O novo motor VK-2500P foi testado no experiente helicóptero de ataque Mi-28NM e atualmente está entrando no processo de produção em série.
A potência do motor em modo de emergência foi potencializada em 1,5 vezes com relação às versões anteriores. Além disso, a APU (unidade de força auxiliar) Safir 5K/G MI conta com um gerador de 20 kW, fornecendo a força para ligar os motores com economia de combustível.
Segundo o diretor-executivo da Rostec, Oleg Evtushenko, "o novo motor e seu ‘recheio digital' melhoram significativamente as características técnico-táticas do ‘caçador noturno', fazendo com que ele seja um dos melhores do mundo em sua categoria".
O Mi-28NM "Caçador Noturno" é destinado a detectar e destruir veículos blindados, tropas terrestres e caças ligeiros do inimigo. Além disso, ele pode operar a qualquer hora do dia e em quaisquer condições climáticas. O helicóptero também conta com um sistema de armas de alta precisão e novos sistemas de controle.