A premiação de 2018 contou com a introdução de novas categorias de especialistas, incluindo a categoria "História Inglesa". As inscrições da competição foram julgadas quanto à originalidade, composição e proficiência técnica, juntamente com a história por trás da submissão e do impacto histórico.
A imagem vencedora geral é do fotógrafo Daniel Burton que retrata a comuna da ilha medieval de Mont Saint-Michel. Ele levou para casa mil libras esterlinas (cerca de 5 mil reais).
© Foto / Daniel Burton/Historic Photographer of The YearA comuna da ilha medieval de Le Mont Saint-Michel fica na costa noroeste, perto da fronteira entre a Bretanha e a Normandia, na França. É uma das mais conhecidas e visitadas da região. Esta fotografia mostra as curiosas formações de terra conhecidas localmente como Les Méandres. Os canais são preenchidos no final da tarde e refletem o sol como se fosse um espelho.
A comuna da ilha medieval de Le Mont Saint-Michel fica na costa noroeste, perto da fronteira entre a Bretanha e a Normandia, na França. É uma das mais conhecidas e visitadas da região. Esta fotografia mostra as curiosas formações de terra conhecidas localmente como Les Méandres. Os canais são preenchidos no final da tarde e refletem o sol como se fosse um espelho.
© Foto / Mark Edwards/Historic Photographer of The YearAs Fortalezas do mar de areia vermelha fazem parte das fortificações da Grã-Bretanha da 2ª Guerra Mundial. Elas foram construídas para ajudar na proteção de Londres contra ataques aéreos durante a guerra.
As Fortalezas do mar de areia vermelha fazem parte das fortificações da Grã-Bretanha da 2ª Guerra Mundial. Elas foram construídas para ajudar na proteção de Londres contra ataques aéreos durante a guerra.
© Foto / David Ross/Historic Photographer of The YearO monumento escocês Pedras de Callanish não segue uma forma precisa, com pedras que variam de 1 metro a 5 metros de altura.
O monumento escocês Pedras de Callanish não segue uma forma precisa, com pedras que variam de 1 metro a 5 metros de altura.
© Foto / Dave Searl/Historic Photographer of The YearTrinta anos após o desastre nuclear de Chernobyl, esta foto foi tirada em janeiro de 2016, na cidade fantasma de Pripyat, que abrigava quase 50 mil trabalhadores de Chernobyl e suas famílias.
Trinta anos após o desastre nuclear de Chernobyl, esta foto foi tirada em janeiro de 2016, na cidade fantasma de Pripyat, que abrigava quase 50 mil trabalhadores de Chernobyl e suas famílias.
© Foto / Daniel Burton/Historic Photographer of The YearO Arco de Santa Catalina, da cidade de Antigua Guatemala, é uma obra-prima colonial perdida.
O Arco de Santa Catalina, da cidade de Antigua Guatemala, é uma obra-prima colonial perdida.
© Foto / Dave Lyon/Historic Photographer of The YearTemplo de Bel, na cidade síria de Palmira, antes de ser destruído no conflito.
Templo de Bel, na cidade síria de Palmira, antes de ser destruído no conflito.
© Foto / Eleanor Killner/Historic Photographer of The YearA foto foi tirada no fim da linha ferroviária, por onde passavam os trens que transportavam os judeus.
A foto foi tirada no fim da linha ferroviária, por onde passavam os trens que transportavam os judeus.
© Foto / Rajesh Dhar/Historic Photographer of The YearA Fortaleza Jaisalmer está situada na Índia, sendo uma das poucas fortalezas "vivas" do mundo, visto que um quarto da população da cidade antiga ainda reside dentro do forte. Ela é a segunda fortaleza mais antiga da Índia, tendo sido construída em 1156 por Rajput Jaisal.
A Fortaleza Jaisalmer está situada na Índia, sendo uma das poucas fortalezas "vivas" do mundo, visto que um quarto da população da cidade antiga ainda reside dentro do forte. Ela é a segunda fortaleza mais antiga da Índia, tendo sido construída em 1156 por Rajput Jaisal.
© Foto / Diana Buzoianu/Historic Photographer of The YearEnisala era um lugar vibrante em um caminho comercial, com uma fortaleza estratégica para guardá-la de perto. Hoje você ainda pode ouvir os contos dos comerciantes nos sussurros do vento e a famosa Rota da Seda é agora visitada por milhares de pássaros depois de uma longa migração, ansiosos para descansar no local belíssimo.
Enisala era um lugar vibrante em um caminho comercial, com uma fortaleza estratégica para guardá-la de perto. Hoje você ainda pode ouvir os contos dos comerciantes nos sussurros do vento e a famosa Rota da Seda é agora visitada por milhares de pássaros depois de uma longa migração, ansiosos para descansar no local belíssimo.
© Foto / Sara Rawlinson/Historic Photographer of The YearLivros encadeados da Antiga Biblioteca do Jesus College da Universidade de Cambridge.
Livros encadeados da Antiga Biblioteca do Jesus College da Universidade de Cambridge.
© Foto / Chris Dobbs/Historic Photographer of The YearA caça às baleias e ao petróleo se difundiu em Svalbard desde o século XVII, principalmente pelos ingleses e holandeses.
A caça às baleias e ao petróleo se difundiu em Svalbard desde o século XVII, principalmente pelos ingleses e holandeses.
© Foto / David Ross/Historic Photographer of The YearA Muralha de Adriano é uma fortificação construída principalmente em pedra e madeira, no norte da Inglaterra, aproximadamente na atual fronteira com a Escócia.
A Muralha de Adriano é uma fortificação construída principalmente em pedra e madeira, no norte da Inglaterra, aproximadamente na atual fronteira com a Escócia.
© Foto / Iain Pearson/Historic Photographer of The YearO Grande Zimbábue foi o centro de uma importante civilização africana habitado dos séculos XII a XVI. O grande recinto é do ano de 1450 – quando a civilização Shona estava no auge. Trata-se do maior edifício antigo da África subsaariana, e é uma parede de pedra seca de 250 metros de circunferência e até 11 metros de altura.
O Grande Zimbábue foi o centro de uma importante civilização africana habitado dos séculos XII a XVI. O grande recinto é do ano de 1450 – quando a civilização Shona estava no auge. Trata-se do maior edifício antigo da África subsaariana, e é uma parede de pedra seca de 250 metros de circunferência e até 11 metros de altura.
© Foto / Ben Nazarko/Historic Photographer of The YearEste cais icônico é marca triste das glórias do passado, mas continua sendo o principal ponto da praia de Brighton.
Este cais icônico é marca triste das glórias do passado, mas continua sendo o principal ponto da praia de Brighton.
© Foto / Mark Edwards/Historic Photographer of The YearAs sobras do navio norueguês SS Nornen, que naufragou no dia 3 de março de 1897 (Barrow).
As sobras do navio norueguês SS Nornen, que naufragou no dia 3 de março de 1897 (Barrow).
© Foto / Bjørn Andre Hagen/Historic Photographer of The YearA Mesquita-Catedral de Córdoba é simplesmente a construção islâmica mais importante, impressionante e imponente do mundo ocidental, um grande marco na arquitetura islâmica do Ocidente à Espanha.
A Mesquita-Catedral de Córdoba é simplesmente a construção islâmica mais importante, impressionante e imponente do mundo ocidental, um grande marco na arquitetura islâmica do Ocidente à Espanha.
© Foto / George Ledger/Historic Photographer of The YearTúnel para pedestres e ciclistas em Newcastle, onde há a escada rolante de madeira mais longa do mundo.
Túnel para pedestres e ciclistas em Newcastle, onde há a escada rolante de madeira mais longa do mundo.
© Foto / John Carson/Historic Photographer of The YearCenário fantástico com o nascer do sol. O castelo mudou de mãos algumas vezes antes de cair em decadência no século XVI. Ainda é uma atração turística muito popular.
Cenário fantástico com o nascer do sol. O castelo mudou de mãos algumas vezes antes de cair em decadência no século XVI. Ainda é uma atração turística muito popular.
© Foto / Roman Robroek/Historic Photographer of The YearO Castelo de Sammezzano é um suntuoso edifício histórico da província de Florença, na Itália. O Castelo de Sammezzano é um exemplo raro de arquitetura eclética e mourisca na Europa.
O Castelo de Sammezzano é um suntuoso edifício histórico da província de Florença, na Itália. O Castelo de Sammezzano é um exemplo raro de arquitetura eclética e mourisca na Europa.
© Foto / Juan Pablo Lasterra/Historic Photographer of The YearNuvens de fumaça densas produzidas por um incêndio florestal no Monte Vesúvio completam as ruínas de Pompeia, Itália.
Nuvens de fumaça densas produzidas por um incêndio florestal no Monte Vesúvio completam as ruínas de Pompeia, Itália.
© Foto / Sirsendu Gayen/Historic Photographer of The YearTemplo budista de Borobudur é tão incrível que já se tornou o principal ponto turístico da Indonésia e é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Localizado na Ilha de Java, o monumento abrange uma área enorme, em plena selva tropical. O Templo Borobudur foi construído nos séculos VIII e IX pela dinastia Shailendra de Java, quando se tornou um importante local de peregrinação budista.
Templo budista de Borobudur é tão incrível que já se tornou o principal ponto turístico da Indonésia e é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Localizado na Ilha de Java, o monumento abrange uma área enorme, em plena selva tropical. O Templo Borobudur foi construído nos séculos VIII e IX pela dinastia Shailendra de Java, quando se tornou um importante local de peregrinação budista.