O tanque M60 americano foi construído para combater a eventual ameaça dos tanques T-54 e T-55 soviético, já que os EUA julgavam esses tanques superiores em todos os aspectos com relação ao tanque M48 Patton, segundo publicação do portal militar Russkoe Oruzhie.
Third appearance of #Egyptian_army modification on M60 tanks in #Sinai2018 operations pic.twitter.com/CdRCoLWLZP
— Mohamed Mansour 🇪🇬 (@Mansourtalk) 28 de novembro de 2018
Com a ajuda dos americanos, o Egito iniciou uma modificação radical de seus tanques. Com essas modificações, o tanque recebeu algumas melhorias na carroceria, além de receber o canhão de 120 mm do M1A1. Além disso, no tanque foi instalado um novo motor a diesel de 1.200 cv.
Atualmente, cerca de 1.500 tanques M60 estão em serviço operacional no Egito. O problema encontrado pelo Egito com relação ao tanque modernizado seria o fato de que o veículo pesa em torno de 62 toneladas, o que limita sua capacidade de combate no deserto.
Segundo os especialistas militares, é estranho que o programa de modificação seja tão secreto e que seja difícil encontrar algo sobre as melhorias do tanque. Por isso, eles afirmam que as modificações provavelmente não tiveram resultados significativos no veículo e apenas uma pequena quantidade teria sido fabricada.