O Ar-234 foi o primeiro bombardeiro a jato construído pela empresa Arado Flugzeugwerke, sob o comando do engenheiro aeronáutico Walter Blume, entrando em operação pela Alemanha nazista antes do final da Segunda Guerra Mundial, sendo utilizado como uma "arma secreta" de Hitler.
A aeronave foi desenvolvida inicialmente como avião de reconhecimento. Entretanto, poucas aeronaves entraram em operação antes do final da Segunda Guerra Mundial. Embora não tenha se destacado ou ajudado na guerra, o Ar-234 teve posteriormente uma importante influência no desenvolvimento de projetos de aeronaves.
A aeronave teve uma produção limitada a um total de 224 unidades. Devido à sua manobrabilidade e velocidade, ela era quase impossível de ser interceptada.
A velocidade máxima da maioria das versões do Ar-234 era de 740 km/h e 900 km/h, dependendo da versão. Além disso, o bombardeiro tinha uma autonomia de 1.995 km e capacidade de transportar até 2.000 kg de bombas.
O surgimento do bombardeiro demonstrou o desenvolvimento e avanço tecnológico da Alemanha, que passou a ser pioneira em inovações tecnológicas, segundo a revista The National Interest.
Para corrigir os problemas existentes, foram desenvolvidos diversos modelos da mesma aeronave.
Mesmo com os problemas apresentados pelo bombardeiro, ele teve um bom desempenho em suas missões de reconhecimento, apresentando uma alta velocidade, o que permitia ao Ar-234 concluir a missão com sucesso.
Atualmente, há apenas uma unidade desse bombardeiro que se encontra em exibição no Centro Steven F. Udvar-Hazy, próximo do Aeroporto Internacional Washington Dulles, na Virgínia, nos EUA.
Muitos especialistas acreditam que o bombardeiro poderia ter mudado o rumo da história. Contudo, o atraso no desenvolvimento dos motores teria comprometido seu sucesso.