Pompeo: Irã realizou lançamento de míssil balístico e violou resolução do CS da ONU

© AFP 2023 / STR / Vahidreza AlaiA bandeira do Irã em frente do foguete Safir Omid antes do seu lançamento
A bandeira do Irã em frente do foguete Safir Omid antes do seu lançamento - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse neste sábado que o Irã realizou um lançamento de teste de um míssil balístico, em violação à resolução do Conselho de Segurança da ONU.

"O regime iraniano acabou de testar um míssil balístico de médio alcance capaz de transportar múltiplas ogivas. O míssil possui um alcance que permite atacar partes da Europa e de qualquer lugar do Oriente Médio. Esse teste viola a resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, que proíbe o Irã de empreender qualquer atividade relacionada a mísseis balísticos projetados para armas nucleares, incluindo lançamentos usando essa tecnologia de mísseis balísticos", disse Pompeo em um comunicado.

Apresentação do novo míssil balístico iraniano Fateh - Sputnik Brasil
Irã apresenta novo míssil balístico que 'dribla' radares inimigos (FOTO)
O chefe da política externa dos EUA condenou o teste do míssil balístico e exigiu do Irã a interrupção imediata dessas atividades.

"Como temos advertido há algum tempo, os testes de mísseis do Irã e a proliferação de mísseis estão crescendo. Estamos acumulando risco de escalada na região se não conseguirmos restaurar a dissuasão. Condenamos essas atividades e conclamamos o Irã a cessar imediatamente todas as atividades relacionadas." mísseis balísticos projetados para serem capazes de fornecer armas nucleares ", acrescentou Pompeo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала