O K-549 é um submarino estratégico nuclear do projeto 955A, classe Borei II, também chamado de Borei A de quinta geração.
O submarino saiu da seção de montagem em 17 de novembro de 2017 e tem previsão de ser entregue à frota da Marinha russa em 2019, quando deverá integrar a Frota do Norte, conforme o portal militar russo Russkoe Oruzhie.
Стратегический атомный ракетоносец "Князь Владимир" в море. Фото https://t.co/UX4hb6oyYk pic.twitter.com/9EnEsxlfdw
— Ivan O'Gilvi (@o_gilvi) 2 de dezembro de 2018
O Knyaz Vladimir é o primeiro submarino do projeto 955A e receberá diversas modificações com relação às versões anteriores. Dentre as principais melhorias podemos citar a mudança estrutural, redução de ruído, modernização dos equipamentos de comunicação, manobrabilidade, sistema de controle de armas e retenção em profundidade.
Além disso, o submarino está equipado com o novo lançador de mísseis desenvolvido pela Rússia, o R-30 Bulava. O Bulava é um míssil intercontinental para submarinos com ogivas nucleares, possuindo um alcance efetivo de 10.000 quilômetros.
O novo submarino pode transportar 16 mísseis Bulava e tem 6 lança-torpedos capazes de disparar uma grade variedade de armas avançadas.