A campanha televisiva da plataforma de mensagens seria a próxima na lista de engajamento do público depois de anúncios impressos e publicidade radiofônica.
"Os três filmes estarão disponíveis na TV, no Facebook e no YouTube em nove idiomas e atingirão a população diversificada que compõe os usuários do WhatsApp. A campanha está programada para começar logo antes das eleições em Rajasthan e Telangana e o WhatsApp aproveitará esse esforço dirigido para as eleições nacionais no próximo ano", informou o WhatsApp por meio de comunicado à imprensa.
A empresa lançou a campanha de televisão em quase todos os principais idiomas regionais da Índia, além do inglês e do hindi. Os idiomas regionais incluem bengali, kannada, telugu, assamês, gujarati, marathi e malaiala.
In a global first, @Facebook's @WhatsApp is running TV ads to prevent fake news in India. Get the details: https://t.co/KVV9NqXD1b #nonprofit #news #socialmedia #AllThingsSocial pic.twitter.com/Cm4Gv33ztk
— Jeff Patrick/COHORT3 & All Things Newsletters (@Jeff_COHORT3) December 3, 2018
O WhatsApp afirmou que realizou extensas pesquisas com usuários na Índia antes de desenvolver os três filmes publicitários. O serviço de mensagens acrescentou que em cada filme, o protagonista ensina alguém importante em suas vidas a não espalhar boatos e a usar controles do WhatsApp, como a capacidade de sair de grupos que possam estar propagando informações erradas e como bloquear remetentes desconhecidos.
O WhatsApp na Índia já recebeu dois avisos do Ministério indiano de Tecnologia da Informação este ano por não ter checado rumores que se espalham por sua plataforma.