Louie Gohmert levantou uma teoria da conspiração amplamente difundida sobre a etnia do bilionário húngaro, enquanto iniciava seu discurso no canal Fox Business Network sobre o gigante de tecnologia Google e a criação de um mecanismo de busca com termos censurados na China.
"O Google nasce em um país livre e depois oprimem e oprimem os outros, ajudam a oprimir em outro país", disse Gohmert. "Você menciona [George] Orwell. Isso me lembra outro George. George Soros deve ser judeu, mas você não saberia do dano que ele causou em Israel e do fato de que ele se voltou contra os judeus e ajudou a tomar a propriedade que eles possuem".
"Abominável que um congressista eleito tenha propagado conspirações sobre Soros", tweetou a Anti-Defamation League (ADL) após a declaração de Gohmert.
"O deputado Gohmert deve se retratar imediatamente. Essa retórica é comum em círculos da extrema-direita e perpetua o anti-semitismo", acrescentou a ADL, postando um link para seu site em que desmente uma série de afirmações falsas sobre Soros retratando-o como um homem judeu ganancioso e cobiçoso.
Não é a primeira vez que a Fox News está envolvida em um escândalo envolvendo o nome de Soros. A Fox Business convidou recentemente um entrevistado que acusou o "Departamento de Estado [de estar] ocupado por Soros" após a crise gerada pela caravana de migrantes centro-americanos que viajam aos EUA.