O presidente foi ao Twitter para criticar Tillerson depois que o ex-secretário revelou em uma entrevista que ele frequentemente tinha que lembrar Trump para não violar a lei. Tillerson também caracterizou o presidente como uma pessoa indisciplinada.
"Rex Tillerson, não tinha a capacidade mental necessária. Ele era burro como uma rocha e eu não conseguia me livrar dele rápido o suficiente. Ele era preguiçoso como o inferno", escreveu Trump.
Trump acrescentou que Mike Pompeo está fazendo um trabalho muito melhor como secretário de Estado e injetou um "grande espírito" no Departamento de Estado. Trump comentou que o departamento depois de Tillerson é "um jogo inteiramente novo".
Tillerson criticou Trump durante uma aparição em um evento de arrecadação de fundos em Houston, no estado do Texas, onde deu uma entrevista à CBS News. O ex-secretário de Estado disse que Trump faz coisas que parecem impulsivas porque ele age por instintos. Ele também disse que o presidente não gosta de ler relatórios ou se aprofundar nos detalhes de questões e eventos.
"Não tínhamos um sistema de valores comum", relembrou Tillerson, acrescentando que os dois eram completamente diferentes em seu estilo e valores morais.
Tillerson foi CEO da Exxon Mobile antes de ingressar no governo Trump em fevereiro de 2017. Sua nomeação foi confirmada pelo Senado dos EUA depois de horas de depoimentos públicos. Naquela época, Trump elogiou sua escolha do secretário de Estado. Em dezembro de 2016, o presidente em um post no Twitter chamou Tillerson de "jogador de classe mundial e um negociador".