Adeus ao dólar? Nova Deli e Abu Dhabi acordaram realizar comércio em moedas locais

© AFP 2023 / Indranil MukherjeeRupias indianas
Rupias indianas - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Índia e os Emirados Árabes Unidos (EAU) firmaram o acordo bilateral de swap cambial que permite realizar negócios usando a rupia indiana e o dirrã dos Emirados em vez do dólar dos EUA.

O swap cambial é um contrato em que se troca o capital principal e os juros em uma moeda pelo capital principal mais os juros em outra moeda. 

O contrato tem o valor de 2 bilhões de dirrãs ou 35 bilhões de rupias, o que equivale a 495 milhões de dólares, informou a embaixada da Índia em Abu Dhabi.

"Espera-se que o swap cambial bilateral entre a Índia e os EAU reduza a dependência de moedas fortes como o dólar dos EUA", revelou a embaixada.

Nota de 100 dólares em chamas - Sputnik Brasil
Índia e Irã dão passo decisivo para pôr fim à hegemonia do dólar
"Isso também visa dar um impulso às moedas dos dois países e pode reduzir a influência da volatilidade de taxas de câmbio causada pela dependência de uma terceira moeda. Espera-se também reduzir os custos de transmissão causados pelo risco cambial", acrescentou a embaixada.

As partes discutiram também a cooperação no setor da energia, segurança, comércio, investimentos, bem como a cooperação espacial e de defesa.

A Índia é o maior parceiro comercial dos EAU e vice-versa. Os investimentos da Índia na economia dos EAU atingiram 6,6 bilhões de dólares (R$ 26 bilhões) em 2017.

Anteriormente, Nova Deli e Teerã selaram um acordo para usar a rupia indiana nos pagamentos do petróleo iraniano importado pela Índia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала