O valor é superior ao investido na remoção do entulho após o incêndio na Califórnia de 2017: US$ 1,3 bilhão
O diretor do Escritório de Serviços de Emergência da Califórnia, Mark Ghilarducci, disse que o estado administrará os contratos de limpeza desta vez. Centenas de proprietários de imóveis do norte da Califórnia queixaram-se, no ano passado, de empreiteiras pagas pela tonelada que levaram muita sujeira e danificaram calçadas ininterruptas, calçadas e canos. O estado gastou milhões de dólares reparando esse dano.
Ghilarducci disse que a estatal OES contratará auditores e monitores para vigiar a remoção de entulhos,.
"Aprendemos um grande número de coisas no ano passado", disse Ghilarducci.
Ele disse que o Corpo de Engenheiros dos EUA foi solicitado a liderar o esforço no ano passado, porque os recursos do Estado foram diluídos depois de responder a mais de uma dezena de incêndios florestais. Este ano, ele disse que as autoridades estaduais podem gerenciar a limpeza e os custos serão compartilhados entre as autoridades estaduais, federais e locais.
A maior parte do trabalho ocorrerá no norte da Califórnia, onde o incêndio mais destrutivo do estado destruiu a cidade do Paradise.
As seguradoras estimam que a indústria enfrentará pelo menos US$ 10 bilhões em reclamações de proprietários e empresas destruídas ou danificadas nos últimos incêndios florestais.