O projeto mapeia todas as minas ilegais da floresta amazônica espalhadas pelo Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. Para combater o trabalho ilícito do garimpo, funcionários do instituto ambiental atearam fogo às máquinas.
A Sputnik separou as melhores fotos dessa ocorrência, que já atingiu uma escala epidêmica.
© REUTERS / Ricardo MoraesMina de cassiterita ilegal é vista durante operação conduzida por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), perto do município de Novo Progresso, sudeste do estado do Pará, Brasil, em 4 de novembro de 2018.
Mina de cassiterita ilegal é vista durante operação conduzida por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), perto do município de Novo Progresso, sudeste do estado do Pará, Brasil, em 4 de novembro de 2018.
© REUTERS / Ricardo MoraesMina de cassiterita ilegal sendo patrulhada por agentes do Ibama, no sudeste do estado do Pará, Brasil, 4 de novembro de 2018.
Mina de cassiterita ilegal sendo patrulhada por agentes do Ibama, no sudeste do estado do Pará, Brasil, 4 de novembro de 2018.
© REUTERS / Ricardo MoraesMáquinas sendo destruídas em mina ilegal de ouro durante operação conduzida por agentes do Ibama, em parques nacionais próximos ao município de Novo Progresso, Pará, Brasil, 5 de novembro de 2018.
Máquinas sendo destruídas em mina ilegal de ouro durante operação conduzida por agentes do Ibama, em parques nacionais próximos ao município de Novo Progresso, Pará, Brasil, 5 de novembro de 2018.
© REUTERS / Ricardo MoraesMineiros detidos para interrogatório em mina ilegal de ouro, localizada no sudeste do estado do Pará, durante uma operação conduzida por agentes do Ibama, Brasil, 5 de novembro de 2018.
Mineiros detidos para interrogatório em mina ilegal de ouro, localizada no sudeste do estado do Pará, durante uma operação conduzida por agentes do Ibama, Brasil, 5 de novembro de 2018.
© REUTERS / Ricardo MoraesInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conduz operação em mina ilegal de ouro perto do município paraense de Novo Progresso, 4 de novembro de 2018.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conduz operação em mina ilegal de ouro perto do município paraense de Novo Progresso, 4 de novembro de 2018.
© REUTERS / Ricardo MoraesMineiro correndo em mina ilegal de cassiterita, que fica perto do município de Novo Progresso (no estado do Pará), durante operação de verificação do Ibama.
Mineiro correndo em mina ilegal de cassiterita, que fica perto do município de Novo Progresso (no estado do Pará), durante operação de verificação do Ibama.
© REUTERS / Ricardo MoraesMáquinas da mina ilegal de ouro sendo queimadas durante operação do Ibama, realizada no sudeste do estado brasileiro do Pará, 4 de novembro de 2018.
Máquinas da mina ilegal de ouro sendo queimadas durante operação do Ibama, realizada no sudeste do estado brasileiro do Pará, 4 de novembro de 2018.
© REUTERS / Ricardo MoraesPolicial observa uma mina de ouro ilegal durante operação do Ibama no município de Novo Progresso, Pará, Brasil, 4 de novembro de 2018.
Policial observa uma mina de ouro ilegal durante operação do Ibama no município de Novo Progresso, Pará, Brasil, 4 de novembro de 2018.
© REUTERS / Ricardo MoraesAgente especial do Ibama patrulhando uma mina ilegal de cassiterita no sudeste do Pará, Brasil, 4 de novembro de 2018.
Agente especial do Ibama patrulhando uma mina ilegal de cassiterita no sudeste do Pará, Brasil, 4 de novembro de 2018.
© REUTERS / Ricardo MoraesInspetores especializados sobrevoam de helicóptero uma mina de ouro ilegal, durante operação do Ibama, localizada no município de Novo Progresso, no estado do Pará.
Inspetores especializados sobrevoam de helicóptero uma mina de ouro ilegal, durante operação do Ibama, localizada no município de Novo Progresso, no estado do Pará.
© REUTERS / Ricardo MoraesVista aérea da mina ilegal de cassiterita, localizada no sudeste do estado do Pará, em que mostra máquinas sendo destruídas por agentes do ibama, em 5 de novembro de 2018.
Vista aérea da mina ilegal de cassiterita, localizada no sudeste do estado do Pará, em que mostra máquinas sendo destruídas por agentes do ibama, em 5 de novembro de 2018.