O estudo com as conclusões correspondentes foi publicado no site oficial da agência espacial norte-americana.
With the potential to reshape coastlines around the world, the biggest glacier in East Antarctica appears to be retreating. Armed with new ice elevation maps, @NASA_ICE has discovered that other nearby glaciers are responding in a similar way. Learn more: https://t.co/vBq4GTgoi5 pic.twitter.com/rbvvlXgKBq
— NASA (@NASA) 11 de dezembro de 2018
Podendo vir a alterar as linhas da costa à volta do mundo, o maior glaciar da Antártica Oriental está derretendo. Armada com um novo mapa da espessura do gelo, a @NASA _ICE descobriu que o mesmo está ocorrendo com os outros glaciares próximos.
É relatado que, se estas geleiras derreterem no futuro, isso terá consequências desastrosas para o planeta inteiro, uma vez que a água derretida elevará significativamente o nível dos oceanos.
Em particular, é referido que o glaciar Totten, o maior desta região, começou a degelar. Se desaparecer completamente, o nível da água do mar no mundo aumentará em mais de três metros.
Segundo a NASA, a principal razão da aceleração do derretimento das geleiras é a água morna que é empurrada das profundidades para a superfície devido a mudanças no nível de gelo no oceano.