Crime organizado e terrorismo convergem e crescem na África

© REUTERS / Emmanuel BraunSoldados nigerianos exibem bandeira do Boko Haram apreendida na retomada da cidade de Damasak, em 18 de março de 2015
Soldados nigerianos exibem bandeira do Boko Haram apreendida na retomada da cidade de Damasak, em 18 de março de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Interpol alerta para os perigos da integração das organizações criminosas com grupos terroristas em todo o continente.

Organizações criminosas transnacionais e grupos terroristas estão cada vez mais integrados e interconectados na África, informou a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) em um comunicado à imprensa na sexta-feira.

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à esquerda, e o presidente da Comissão da União Africa, Moussa Faki Mahamat, apertam as mãos após encontro na sexta-feira, 9 de março de 2018, na capital da Eitópia e sede da União Africana, em Addis Ababa. - Sputnik Brasil
Rússia e União Africana anunciam cooperação anti-terrorismo
"O crime organizado transnacional e extremismo violento estão cada vez mais interconectados. Criminosos, terroristas e insurgentes armados estão lucrando com o crime e, através de rotas e redes de tráfico ilícito, estão movendo pessoas e produtos, criando laços geográficos regionais em toda a África", informou o comunicado.

O relatório foi resultado das reuniões entre o presidente da Interpol, Jurgen Stock, e o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat. As discussões centraram-se na cooperação policial em 194 países membros no combate ao crime transnacional e ao terrorismo.

Os dois também discutiram o combate aos fluxos intra-regionais de combatentes dos grupos terroristas Boko Haram, Al-Shabab, Al-Qaeda e Daesh, segundo o comunicado.

A Interpol participa do Projeto ENACT, financiado pela União Européia. O programa visa combater o crime organizado através do aumento do compartilhamento de informações e do desenvolvimento de habilidades de investigação nas agências africanas de aplicação da lei.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала