O Il-112V faz parte do programa para modernização da aviação de transporte leve na Rússia, refere a revista.
Querendo substituir os obsoletos aviões de transporte An-24 e An-26, a Rússia inicialmente assinou um contrato para comprar aviões An-140 em Kiev como parte de uma joint venture, mas o acordo foi frustrado em consequência da crise política de 2014 na Ucrânia, observa a NI.
Aparentemente o Il-112V e o An-140 são quase idênticos em termos de design, mas há algumas pequenas diferenças nas características, ressalta o autor do artigo, acrescentando que a aeronave russa tem dimensões maiores e sua velocidade máxima é de 500 km/h contra 575 km/h do An-140.
Ao mesmo tempo, o Il-112V está equipado com um motor TV7-117 desenvolvido pela fábrica Klimov, cuja eficiência é 38% maior que a do TV3-117 instalado no An-140, o que melhora o alcance de voo da aeronave russa e reduz seu custo de manutenção, segundo a opinião do autor da matéria.
Além disso, o Il-112V também pode se orgulhar de ter um novo sistema de defesa antimísseis President-S, do Consórcio de Tecnologias Radioeletrônicas, que faz parte da estatal Rostec, elucida a edição.
Atualmente a Rússia já está promovendo o Il-112V na Índia como um substituto para as aeronaves britânicas de curta distância Avro 748, que estão em serviço da Força Aérea indiana, conclui a revista norte-americana.
O primeiro protótipo do Il-112V foi transferido para testes de voo no final de novembro.
O An-140 é um avião ucraniano de transporte de carga e passageiros desenvolvido pela empresa estatal da Ucrânia Antonov. A aeronave foi projetada para o transporte de passageiros e cargas a uma distância de 3.700 km. No momento, sua produção foi cancelada. O número de aviões produzidos até 15 de fevereiro de 2017 é de 36 unidades.