"A cooperação internacional está sob fogo. Este é o paradoxo final do mundo de hoje. Acredito que por trás desse paradoxo há um enorme déficit de confiança. Nosso mundo está sofrendo com o mau caso do transtorno de déficit de confiança. É um déficit em muitos níveis: confiança entre as pessoas e instituições políticas, confiança entre os países, confiança nas organizações internacionais, nomeadamente nas próprias Nações Unidas", afirmou o secretário-geral da ONU no discurso inaugural do Fórum de Doha, acrescentando que muitos tentam se beneficiar com esse grande problema.
— Doha Forum (@DohaForum) 16 de dezembro de 2018
De acordo com Guterres, o mundo precisa de respostas globais para seus desafios mais do que nunca, uma vez que os desafios atuais não podem ser enfrentados por apenas um ou outro país.
"Enfrentamos enormes desafios que não podem ser resolvidos por nenhum país. A mudança climática, o desafio que define nosso tempo, a migração e os refugiados, as pessoas em movimento em todos os lugares, a multiplicação de conflitos cada vez mais interligados e que estão ligados a novas ameaças do terrorismo global e da criminalidade internacional."