Hubble transmite fotos que ajudarão a desvendar um dos maiores mistérios do Universo

© Foto / NASAO telescópio espacial Hubble
O telescópio espacial Hubble - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Observatório Orbital Hubble captou e transmitiu à Terra as primeiras imagens de alta qualidade desde outubro de 2018, quando um de seus giroscópios se quebrou.

As fotografias publicadas no site do telescópio espacial, de acordo com os cientistas, mostram a constelação de Pégaso e muitas galáxias antigas, situadas a 11 bilhões de anos-luz da Terra. Nas imagens, nós vemos o estado em que elas existiam cerca de três bilhões de anos após o Big Bang, no auge da juventude do Universo.

© NASA . A. Shapley (UCLA) / Hubble abre os olhos novamenteImagem capturada pelo Observatório Orbital Hubble
Imagem capturada pelo Observatório Orbital Hubble - Sputnik Brasil
Imagem capturada pelo Observatório Orbital Hubble

Segundo os astrofísicos, tais imagens e dados ajudarão os cientistas a descobrir um dos principais segredos do Universo — como e quando terminou a era da reionização, quando o Universo se tornou transparente após a luz de suas primeiras estrelas ter destruído as moléculas de hidrogênio neutro surgidas com o Big Bang.

Imagem computorizada de Marte - Sputnik Brasil
Aparelho da NASA é 'apanhado' em Marte por outra sonda espacial (FOTOS)
No início de outubro, os especialistas da NASA descobriram que o telescópio Hubble ativou o modo seguro de funcionamento por causa de falhas do sistema de orientação. Um dos três giroscópios que ajudam o telescópio a "olhar" para determinada direção deixara de funcionar.

Isso não foi surpresa porque há muito tempo que o giroscópio estava desgastado, tendo sido observados sinais de problemas em seu funcionamento por mais de um ano. Quando o dispositivo se quebrou, os pilotos da missão decidiram ativar o giroscópio de reserva instalado a bordo do Hubble em 2009.

Inicialmente, este giroscópio se recusava a funcionar com a exatidão necessária. Havia uma ameaça de que o telescópio tivesse que entrar em um modo de operação limitado, apenas com um giroscópio. Algumas semanas depois, os engenheiros da NASA conseguiram descobrir quais eram os problemas com o sensor e contorná-los.

Sistema Solar - Sputnik Brasil
Astrônomos se aproximam da descoberta histórica do 'Planeta X'
O Telescópio Espacial Hubble é um dos assim chamados "grandes observatórios" da NASA, telescópios espaciais de alto custo lançados para o espaço no início deste século para cobrir toda a gama de ondas eletromagnéticas.

O Hubble já devia ter sido substituído em 2014 pelo observatório espacial James Webb, mas atrasos na montagem do telescópio e problemas imprevistos adiaram o lançamento pelo menos até 2021.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала