De acordo com os dados do canal Press TV, os exercícios têm lugar em um território separado no estreito de Ormuz ao sul da costa do Irã, no leste do golfo Pérsico.
O canal indica que esta é a última e maior etapa dos treinamentos em grande escala Grande Profeta 12, que decorrem cada ano nessa região. Segundo anuncia o moto desta fase, as manobras têm como objetivo demonstrar "força e segurança estáveis através da unidade nacional e do aumento de novos poderes defensivos".
Mais cedo, a agência Associated Press relatou que cerca de 30 navios do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica seguiram um grupo aeronaval norte-americano, liderado pelo porta-aviões USS John C. Stennis, que entrou no golfo Pérsico. A agência também comunicou que os navios iranianos efetuaram um lançamento de mísseis perto do grupo naval estadunidense.
No dia 4 do mesmo mês, o presidente iraniano Hassan Rouhani sinalizou novamente a prontidão de o Irã para bloquear o estreito de Ormuz (a faixa marítima mais movimentada do mundo para transporte de petróleo) se Trump interromper o comércio de petróleo da República Islâmica.