Bombardeiro Ilia Muromets
O bombardeiro Ilia Muromets foi o primeiro bombardeiro quadrimotor do mundo, desenvolvido em 1914. Ele estabeleceu vários recordes mundiais, incluindo os de capacidade de carga, de número de passageiros, tempo de voo e a altitude máxima de voo.
Durante a Primeira Guerra Mundial o exército recebeu cerca de 60 aviões Ilia Muromets, que realizaram mais de 400 voos de combate, lançando 65 toneladas de bombas contra posições do inimigo, eliminando 12 caças do adversário. Nos voos de combate o Império Russo perdeu apenas um caça, que foi atacado simultaneamente por vinte aviões inimigos. Não foi fácil para as metralhadoras adversárias conseguirem incendiar o gigante de quatro motores e fazê-lo cair.
Kudashev-4
O biplano Kudashev foi o primeiro avião russo testado com êxito. Em 1910 ele realizou seu primeiro voo de 70 metros. O peso de Kudashev-4 era de 420 quilogramas e tinha uma envergadura de 9 metros.
A última e a mais sofisticada versão do avião, o Kudashev-4, causou furor na primeira Exibição Internacional de Aviões em São Petersburgo em 1911. O avião tinha um motor de 50 cavalos e podia atingir a velocidade de até 80 quilômetros por hora.
Biplano S-16
O caça biplano C-16 foi desenvolvido entre 1914-1915 como avião de apoio para o bombardeiro Ilia Muromets. O motor de 80 cavalos desenvolvia a velocidade de até 120 quilômetros por hora. O caça era equipado com uma metralhadora Vickers com um sincronizador Lavrov, que permitia fazer fogo entre as hélices mesmo com estas em movimento.
O primeiro voo de combate do S-16 foi realizado em 20 de abril de 1916, quando derrubou um avião de vigilância austríaco Aviatik. Estes caças foram ativamente usados durante a Primeira Guerra Mundial.
O primeiro torpedeiro russo GASN (hidroplano das tropas especiais, na sigla em russo) realizou seu primeiro voo em 24 de agosto de 1917. O biplano tinha dois motores de 250 cavalos com uma envergadura de 28 metros e era destinado a carregar um grande torpedo até ao local de lançamento e dispará-lo contra um navio inimigo.
Entretanto, o avião não era fiável devido aos problemas de manobrabilidade. O GASN se tornou o protótipo dos aviões torpedeiros soviéticos.
Barco volante M-5
O hidroavião M-5 com fuselagem de madeira e revestimento de madeira compensada foi uma das primeiras aeronaves russas a entrar em produção em série. De 1915 a 1917 foram produzidos 183 M-5, alguns deles foram usados até o fim da Guerra Civil Russa em 1922.
Os M-5, equipados com metralhadores Vickers, Lewis e Maxim, foram utilizados na aviação da Frota do Mar Negro.