O secretário de Defesa das Filipinas, Delfin Lorenzana, pode aceitar a recém-coroada Miss Universo Catriona Gray nas fileiras dos reservistas militares, informou o Boletim de Manila.
Durante uma coletiva de imprensa no prédio do Departamento de Defesa Nacional (DND) em Cidade Quezon, Lorenzana observou que, se sua agenda permitir, ele conversará com Catriona sobre a possibilidade, acrescentando que será uma honra para todo o ministério de defesa e as forças armadas do país em geral se ela for visitar os campos militares, animando os soldados.
“Seria uma honra tê-la para uma visita aos nossos acampamentos”, disse Lorenzana.
O serviço das mulheres nas forças armadas filipinas é voluntário. Inicialmente as mulheres podiam servir apenas nas fileiras de reserva e fornecer assistência técnica, mas desde 1993 elas conquistaram o direito de se tornarem cadetes da Academia Militar filipina e conseguirem a titulação de soldadas.
Catriona Gray é a quarta filipina a levar para casa a coroa do Miss Universo, com a anterior, Pia Wurtzbach, vencendo o icônico concurso internacional de beleza em 2015. No entanto, seu triunfo, juntamente com um pouco de orgulho nacional e elogios da O presidente do país, Rodrigo Duterte, também surpreendentemente enfrentou muitas reações adversas, com seus compatriotas cada vez mais observando que Gray, que é descendente de mestiços escoceses e filipinos, não parece suficientemente filipino.