No vídeo que foi publicado nas redes, os combatentes estão treinando o uso dessa arma antitanque em um dos campos de instrução do país.
Tanzania People's Defence Force Soldiers firing Chinese Type 56 "hand-held antitank grenade launchers, a copy of the RPG-2 during training pic.twitter.com/EdjWu6oDq6
— alex (@africaken1) 21 de dezembro de 2018
Soldados da Força de Defesa do Povo da Tanzânia disparando lança-granadas antitanque portáteis chineses Tipo 56, uma cópia do RPG-2, durante treinamentos
O RPG-2 de 40 mm foi criado no final dos anos 40, no ano que vem ele completará 70 anos desde o início de sua produção em massa. Naquela época, esta era uma arma bastante poderosa e era capaz de destruir a maioria dos tanques médios e pesados.
A penetração de blindagem de uma granada de 80 mm, pesando apenas 1,84 kg, atingia 200 mm. O lançador de granadas pesava 2,86 kg, o que é relativamente pouco. O comprimento é de quase 1 m, o alcance de tiro direto é de 150 m e a velocidade inicial da granada é de 84 m/s.
O RPG-2 foi por muito tempo a principal arma antitanque dos guerrilheiros vietnamitas, que travavam uma guerra de libertação contra os americanos e seus fantoches. Contra os tanques M48 e os veículos blindados M113 foram usados exemplares tanto da URSS e China, como feitos no próprio Vietnã do Norte.
Este lançador de granadas simples e confiável permaneceu em serviço de vários países por muito tempo. Posteriormente surgiram modelos mais avançados, no entanto, como vemos no vídeo, o RPG-2 ainda não é totalmente uma coisa do passado.