A modernização do helicóptero Mi-28 russo até ao nível Mi-28NM Caçador Noturno pode tornar este aparelho no principal helicóptero de ataque da Rússia por um longo tempo, escreve a revista americana The National Interest.
O Mi-28 foi ativamente usado pela Força Aeroespacial da Rússia durante a guerra na Síria e, durante este período, foram identificados numerosos problemas com os sistemas eletrônicos de bordo e com as características do motor, de acordo com a revista.
Segundo ele, os combates na Síria tiveram um impacto significativo na modernização de todos os equipamentos russos, especialmente na aviação como, por exemplo, dos helicópteros Mi-28 Caçador Noturno e dos Ka-52 Alligator.
"A modernização afetou um grande número de sistemas, incluindo sistemas eletrônicos: de radares, de visão noturna e de mira que permitirão que o helicóptero atinja um nível essencialmente novo em comparação com as versões anteriores", disse ele.
O Mi-28 (de acordo com a codificação da OTAN Havoc — Ravager) é um helicóptero soviético e russo de ataque projetado para detectar e destruir tanques e outros veículos blindados, bem como alvos aéreos de baixa velocidade e infantaria. Ademais, ele pode operar a qualquer hora do dia e em quaisquer condições climáticas. O helicóptero também conta com um sistema de armamento de alta precisão e novos sistemas de controle.