Os pesquisadores examinaram o tempo exato de 283,014 ataques cardíacos, registrados na Suécia desde 1998 até 2013, e descobriram um aumento do risco em 15% na véspera de Natal e um aumento em 12% nas festas juninas, muito populares no norte da Europa.
Nos estudos anteriores, entre as causas dos ataques cardíacos são indicadas a raiva, ansiedade, tristeza e estresse. Segundo o último estudo, as pessoas maiores de 75 anos e os que têm diabetes e doença arterial coronária são mais vulneráveis aos estímulos de curto prazo.
"O estresse do feriado, tanto emocional como financeiro, pode levar a picos de norepinefrina e adrenalina, capazes de produzir efeitos prejudiciais no sistema cardiovascular", disse a médica cardiologista Dra. Kaitlyn Ibrahim à agência ABC News.
Segundo os cientistas, especialmente durante os feriados, é muito importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, limitar o uso de álcool, passear ao ar livre e escapar de situações que possam provocar raiva, ansiedade ou estresse.